68.

O inferno é aqui e agora.


Com as temperaturas disparadas no maior destempero e sem ar condicionado nem ventoinha, arrasto-me para cumprir o meu serviço.


É penoso manter o mesmo fato todo o ano, ano após ano, puídinho até ao osso, um frio de rachar no Inverno, um abrasão transpirado logo que chega o calor.


Houve um ano fiquei de cuecas, o termómetro subiu até aos 42º e eu pensei que ía derreter juntamente com o fato, os livros, as estantes, a minha posição de Guarda-Livros. Depois, só assomava ao postigo, nem abría a porta a ninguém, não quería que o calor entrasse pelo estaminé adentro. Não se estava bem mas suportava-se melhor. Melhor até a mulher do patrão aparecer a perguntar-me pela saúde. Claro que a perdi toda naquele instante, a mulher não foi de modas, deu um encontrão na portada e espetou comigo no chão.


Quando me viu naqueles preparos fez chantagem comigo: Quería mostrar-me a touca de banho nova. Uma coisa ignóbil e monstruosa aos malmequeres amarelos.


Juro que foi a partir desse dia que passei a odiar malmequeres. São todos pouco ou nada.


Devía de haver condições de segurança minimas para um Guarda-Livros que se preze poder desempenhar o melhor que pode as suas funções. Isto para não falar das alergias que as flores mesmo de uma touca de borracha me provocam.

2 comentários:

burro disse...

acho, acho mas isso sou eu que sou burro, acho que tens também alergia à mulher do patrão. que talvez não seja para menos oelo que te tenho ouvido contar.

quanto à elevada temperatura aí dentro, olha amigo guarda livros, faz finca pé e não trabalhes nessas condições. não tens sindicato?!

eu também com temperaturas de quase cinquenta graus, em plenos meses de agosto, quando me punham as viseiras e me atrelavam à nora, não puxava. queriam água, acabavam por ser eles a fincar os pés na terra, empurrarem e lá vinham os alcatruzes por ali acima cheinhos de água. água que alguma era para mim que eles não queriam deixar-me morrer.

É PRECISO METÊ-LOS NA ORDEM! O BURRO SOU EU, NÃO ÉS TU! ACORDA E VAI À LUTA. ESTÁ CALOR? DEITA-TE A DORMIR EM CIMA DA SECRETÁRIA. NÃO CONFUNDAS COM A MULHER DO PATRÃO...

burro disse...

e sobre tudo não deixes que te ponham os antolhos.