5.

Sou guarda-livros, já o disse.
Mas o que eu gostava mesmo de ter sido era professor. Ensinar. Chamarem-me Mestre, como eu chamei aos meus professores.
Ou usar uma bata branca. Como os médicos. Curar a aprendizagem e dar cultura aos mais novos. Ensinar.
Sou guarda-livros.
A verdade é que ninguém gosta de mim. Acham-me um chato.
Não há uma única menina que se interesse por mim. Das que chegam para largar os seus livrinhos. Nem se importam que eu lhes conheça os segredos, os anseios, os suspiros...
Dizem-me logo Contabilista... Esta piada já está gasta! Não, não, sou guarda-livros e tento explicar qual é a minha profissão. Mas ninguém quer saber, arranjam logo uma desculpa e deixam-me a falar sózinho.
Sou guarda-livros e sou muito infeliz.
Deve de haver alguém neste mundo que me aprecie por aquilo que sou.
Que não me vejam apenas como uma profissão.
Deve de haver... Ou terei que começar a sentir pena de mim mesmo.

Sem comentários: